Os primeiros templos pagãos - e mesmo no Egito antigo de Akhenaton, onde a ideia de Deus único tem com os israelitas um encontro de águas - não tinham teto.
A cultura egípcia guarda mistérios originários do berço da civilização. Pelo historiador das religiões Mircea Eliade, o Corpus Hermeticum, de Hermes Trismegisto, foi o primeiro texto egípcio traduzido posteriormente do grego para o latim, antes mesmo dos Diálogos de Platão. Por outro lado, pode ser atribuída à Tábua de Esmeraldas, também de Trismegisto, o início da alquimia árabe. Os próprios califados têm papel fundamental na passagem desse conhecimento para o mundo moderno. O que mostra a importância que os tratados alquímicos tiveram até a Idade Média. Isaac Newton, sendo ele mesmo um alquimista, representa a última grande tentativa de comunhão entre a ciência e a alquimia, tendo prevalecido suas teorias científicas e com elas a visão científica do mundo.
A cultura egípcia guarda mistérios originários do berço da civilização. Pelo historiador das religiões Mircea Eliade, o Corpus Hermeticum, de Hermes Trismegisto, foi o primeiro texto egípcio traduzido posteriormente do grego para o latim, antes mesmo dos Diálogos de Platão. Por outro lado, pode ser atribuída à Tábua de Esmeraldas, também de Trismegisto, o início da alquimia árabe. Os próprios califados têm papel fundamental na passagem desse conhecimento para o mundo moderno. O que mostra a importância que os tratados alquímicos tiveram até a Idade Média. Isaac Newton, sendo ele mesmo um alquimista, representa a última grande tentativa de comunhão entre a ciência e a alquimia, tendo prevalecido suas teorias científicas e com elas a visão científica do mundo.
E assim também muda a relação do homem com o tempo e com o espaço. Os templos projetaram uma sacralização recente do espaço, antecedidos pelo desejo de ligação cósmica na aurora da humanidade. As cercas e paredes são conquistas que balizam a embriaguez do céu. O teto termina fechando a tampa da visão cosmogônica que o paganismo inaugura.
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